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2011 Suzuki GSXR 750

6.8K views 38 replies 6 participants last post by  ptuomov  
#1 ·
Recentemente, comprei engrenagens de came ajustáveis e uma junta de cabeça 0,22. Alguém sabe ou pode recomendar alguma configuração de grau de admissão/escape? Quando eu desmontar o motor em algumas semanas, vou registrar a configuração original com as configurações de grau IN/EX fixas. A moto é usada apenas para andar/correr na pista.
 
#2 ·
Eu perguntaria ao seu construtor de cames... perfis diferentes podem exigir números de sincronização de cames diferentes.

Mas aqui estão as recomendações da webcams para sua came de retificação de desempenho:
webcamshafts.com/pages_vehicles/motorcycle/suzuki_install_data/tc_002742_071008.html
Image


As recomendações de sincronização de came de alta elevação soldada são um pouco diferentes, então minha recomendação é obter orientação dos construtores de came.
 
#4 ·
@JCW Alguns anos atrás, eu tinha uma Kawasaki Zx6r 2013 e fiz a configuração de corrida de fábrica eu mesmo, ajustei as árvores de cames de admissão de 102,25>107,5 Admissão x 110 Escape (Sem Mudança) com uma junta de cabeça de 0,20 mm... Fez a moto puxar muito mais forte. Só estou me perguntando se há alguma informação por aí sobre as configurações de graus para a GSXR750 2011 quando eu instalar as engrenagens de came ajustáveis nas árvores de came originais e junta de cabeça fina para obter mais ganhos de desempenho.
 
#5 ·
Os ângulos ótimos das cames são selecionados executando uma série de testes de dinamômetro, geralmente. Isso é objetivo. Qualquer outra forma é subjetiva, eu acho.
 
#6 ·
Muito verdade @XPOH Só esperava que alguém tivesse feito a aplicação antes com uma configuração de grau diferente. Caso contrário, vou apenas ajustar as cames para as configurações originais com o novo squish da junta da cabeça fina.
 
#7 ·
Eu estaria interessado em ver qual será a elevação máxima da válvula das cames 750... Estranho que a Suzuki tenha colocado todos os tipos diferentes de elevações e durações entre as 600 e as 750 no passado. Isso resultou em algumas trocas de cames interessantes na época... as 750 de 06-07 realmente tinham cames de escape com elevação mais baixa e duração mais curta do que as 600. As pessoas estavam trocando cames por todos os lados para obter ganhos de potência. Lembre-se que a elevação máxima da came e a elevação máxima da válvula não eram exatamente 1:1.
 
#8 ·
Por que você comprou engrenagens ajustáveis sem um plano para fazer alguns testes e ajustes para encontrar a configuração certa para o seu motor? Ou, de forma mais simples, por que você comprou algo ajustável sem saber como ajustar?
 
#9 ·
@Chuckster Eu sei como graduar as cames, verificar a folga das válvulas e a folga... Quando você instala uma junta de cabeça mais fina ou plana a cabeça, o tempo muda. Eu planejo gravar todas as informações quando eu terminar e os ganhos de hp... Espero não perder 😅... O motor é original atualmente o que as motos têm... Aço inoxidável M4 completo Exclusão AIS Filtro Sprint P08 Flash FTECU Quickshifter Translogic Relação 15f 45r Atualmente 128cv com combustível de bomba de 93 octanas
 
#10 ·
Fiz a mesma atualização em uma Kawasaki 636 de 2013 alguns anos atrás com a ajuda de um membro de um fórum da Kawasaki (um cara muito experiente PainfullySLO) naquela época a 636 que eu tinha tinha 120cv depois de instalar a junta da cabeça e ajustar as cames para as configurações recomendadas os valores subiram para 126cv (mesma relação 15/45 e 93 Combustível) Incrível o que esses pequenos motores 636 podem fazer. Aqui está o link que ele tinha que eu segui quando fiz minha Kawa naquela época...
Apenas um pequeno projeto de domingo... | Fórum Kawasaki Ninja ZX-6R (zx6r.com)
Fiquei muito impressionado com sua escrita e experiência mecânica como um entusiasta... Vou seguir o exemplo e postar o processo aqui para vocês quando eu começar.
 
#16 ·
Parece que você tem um plano...

Uma sugestão...
Você pode querer pegar suas leituras e marcá-las nas rodas de came ajustáveis... dessa forma, você pode fazer ajustes "relativamente" rápidos na moto sem precisar remover o motor e configurar a roda de graus e o medidor micrométrico novamente.

Observe essas folgas com a junta da cabeça mais fina quando você avança a admissão ou retarda o escapamento. pistão para válvula e válvula para válvula.

Qual a espessura da junta original que você determinou? comprimido ou novo?
Sim, farei marcas de referência antes de pressionar as engrenagens de came antigas antes de pressionar o tipo ajustável.
 
#13 ·
Quanto ao tempo... os caras que sabem a resposta para essas coisas não vão nos dizer de graça. ;)

A questão com o tempo da came em geral é que ele realmente não encontra aumentos de potência GERAL... especialmente em cames de estoque. Ele apenas gira a curva de torque/hp em um ponto no meio para favorecer o torque de baixa rotação ou a potência de alta rotação. Sua utilidade real vem quando você tem cames de alta elevação, maior duração e precisa ajustar seu desempenho.

E sim, com uma junta de cabeça mais fina você retarda um pouco o tempo da came... quanto? Eu não sei.
 
#14 ·
A questão do tempo da came em geral é que ele realmente não encontra aumentos de potência GERAL... especialmente em cames de estoque. Ele apenas gira a curva de torque/hp em um ponto no meio para favorecer o torque de baixa rotação ou a potência de alta rotação. Sua utilidade real vem quando você tem cames de alta elevação, maior duração e precisa ajustar seu desempenho
Absolutamente correto!(y)
 
#15 · (Edited)
Medir diretamente o volume da câmara de combustão e a altura do deck não é difícil, mas requer alguns equipamentos especializados... Comprei uma pipeta e um micrômetro com ponte de deck no passado distante e estou familiarizado com isso, mas estou longe de ser um especialista. Eles estão acumulando poeira depois que construí meu antigo triplo yamah 80.
 
#22 · (Edited)
Só para avisar... A Vesrah lista a espessura da junta da cabeça original de 2011 em 0,70 mm. E a junta de corrida deles para a 750 é de 0,45 mm.

A Cometic lista duas espessuras para a substituição original: 0,027 e 0,018. O que dá 0,68 mm (próximo do original) e 0,45 mm (a junta de corrida deles).
 
#24 ·
Uau, ler tópicos como este me faz perceber o quanto eu NÃO sei. Eu adoro coisas assim, mas para os outros fazerem e eu admirar, lol.
 
#26 ·
Alguém por acaso tem as especificações de elevação máxima do lóbulo da árvore de cames de admissão e escape do GSX-R750 L1-9 2011-2023 à mão?
Esta informação deve estar no Manual de Serviço, Capítulo Mecânica do Motor, inspeção da árvore de cames. Eu tenho este apenas para o 600 L1-L2
Image
 
#32 ·
Se tiveres uma bicicleta à mão, podes medi-la facilmente. Retira a tampa da cabeça e mede a elevação do lóbulo usando um medidor de mostrador com suporte magnético enquanto giras a cambota com uma chave de caixa através do orifício de inspeção.
 
#36 · (Edited)
Se medir fora da came, você precisaria desse número do manual e do tamanho do círculo base para encontrar a elevação da came. Mas também perceba que a elevação real pode ser maior, dependendo do braço de alavanca dos seguidores da came. Caso contrário, você pode medir a elevação diretamente da válvula, como na imagem acima.

A APE tem números de motor para várias motos, infelizmente nosso gen 750 não está lá. :(

Você pode simplesmente perguntar ao construtor o que ele encontra.