Vá aos vídeos do YouTube da Brocks Performance, onde ele faz muitos vídeos de dinamômetro em uma GSXR 1000 2017 sobre a Válvula de Escape, Válvulas do Coletor e muitas outras coisas.
Então, por que o EXUP está lá? Ele é usado para controlar o ar em baixas rotações. Se você não estiver indo rápido e aproveitando o Suzuki Ram Air Direct (SRAD), não estará puxando muito ar para gerar potência. O EXUP permanece um pouco fechado em baixas rotações para aumentar a velocidade do ar, o que também exigirá menos combustível (é aqui que ele ajuda no argumento das emissões).
Quando você remove o EXUP, você deixa a moto mais magra e remove permanentemente a velocidade do escapamento, o que, sem mapeamento, fará com que ela "pule" (como um cavalo louco) ou perca potência.
O resultado para a rua ou pista é uma moto mais magra e, embora magra atomize com mais eficiência/queime mais rápido (magra é ruim), pode ser prejudicial a longo prazo (flash da ECU ou ajuste dynojet devem ser considerados).